A Planta Fantasma – Graptopetalum paraguayense é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae, nativa do México, perene, suculenta, ereta, pendente, de 10-20 cm de altura e muito ornamental.

Descrição

Folhas em rosetas concentradas no ápice dos ramos, de lâmina espatulada, espessa, carnosa e glabra; a planta cresce a partir do centro da roseta.

Estas plantas têm habilidades de mudança de cor, a pleno sol tornam-se amarelo-rosado, a meia sombra azul-esverdeadas. Um revestimento em pó fosco cobre as folhas desta planta, dando uma aparência fantasmagórica. Este revestimento é delicado e pode ser danificado pela manipulação.

Inflorescências em racemos axilares, com longos pedúnculos que as dispõem acima da folhagem, com poucas flores estreladas de cor branco creme, de valor ornamental secundário. Surgem ocasionalmente na primavera-verão.

Cuidados com a Planta Fantasma

 

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido.

Resistente ao frio, mas não tolera geadas. Cultivada a pleno sol ou meia sombra. O solo deve ser rico em matéria orgânica, solto e muito bem drenado.

Uma boa mistura é: turfa, areia e um pouco de adubo orgânico ou misturas prontas para cactos e suculentas. Regar somente quando o solo estiver seco, diminuindo muito no inverno. O solo encharcado provoca a podridão da planta.

Adubar no início da primavera com um fertilizante equilibrado para suculentas e diluído à ¼ da dose sugerida pelo fabricante. Devido a fragilidade das hastes, é melhor escolher um local definitivo para a a planta.

A planta Fantasma pode ser podada para manter uma forma compacta.